Últimas intervenções
Leque chinês de duas faces em filigrana de prata e esmaltes cloisonné, com monograma central. Séc. XIX.
........................................................................
O restauro deste belíssimo leque assentou primeiramente na limpeza e remoção da oxidação da filigrana, depois na reparação de uma das guardas que se encontrava solta, e por fim na substituição da fita de cetim que suporta a sua articulação.
Mais detalhes: restauro.migueltomaz.pt/p/leques.html |
Arca de esgrafitados renascentista, em madeira de cedro com decoração incisa com sulcos preenchidos a massa negra, representando águia bicéfala ladeada por leões rampantes. Portuguesa, Açores, sécs. XVI/XVII. Dim.110x41x45cm
![]() |
Mais detalhes: restauro.migueltomaz.pt/p/blog-page_3.html |
........................................................................
O estado de deterioração deste móvel era complexo, muito em especial no que se refere à porta, que apresentava sérios danos na estrutura, nos painéis que integram a marchetaria e ainda na laca negra. O móvel tinha decerto sido exposto a intensa e prolongada humidade, alternando com períodos de temperaturas extremas.
A estrutura da porta foi refeita, os painéis consolidados, a grande maioria dos elementos em latão reconstruídos, e o mesmo sucedendo com algumas áreas em tartaruga. Toda a profusão de marchetaria que decora a peça foi, com efeito, objeto de intervenção. Os bronzes, extensamente oxidados, foram tratados e redourados. A laca negra, também ela muito afetada, foi integralmente revista, tendo sido de novo folheadas ambas as faces da porta, e as restantes superfícies recuperadas. O tampo, em precioso mármore de Carrara, foi limpo e polido.
![]() |
Mais detalhes: restauro.migueltomaz.pt/p/mobiliario-de-estilo-bou.html |
Restauro de escultura em madeira lacada e dourada, simbolizando Zhenwu, divindade taoista, sentado com o pé direito subjugando a serpente, e o esquerdo a tartaruga. China, Séc. XVII. Alt. 49 cm.
![]() |
Mais detalhes: restauro.migueltomaz.pt/p/o.html |
Mesa de escrever de estilo Boulle, em pau-santo e adornos em ébano, ricamente decorada em marchetaria de latão e tartaruga, e desenhada com duas gavetas simulando quatro. Meados do séc. XIX.
...................................................................................................................
Esta peça encontrava-se num absoluto estado de degradação e de ruina. A madeira, em algumas zonas, estava quase apodrecida. A do tampo superior, apresentava ainda uma grave fissura e marcadas dilatações e desnivelamentos, e a do tampo inferior, também ela, uma significativa fissura com ampla dilatação. Os restantes elementos, nomeadamente as pernas, apresentavam quebras e faltas em algumas zonas. Não obstante, a principal preocupação assentou na vastíssima deterioração da marchetaria em todas as superfícies, principalmente as de ambos os tampos.
Grande parte dos metais que originalmente compunham esta marchetaria (motivos figurativos, vegetalistas e filetes) haviam-se perdido ou tinham danos irreparáveis, e tiveram de ser totalmente refeitos. Por seu turno, a tartaruga - no tampo superior, nas gavetas, nos painéis que orlam a peça e nas pernas - teve de ser reconstituída, total ou parcialmente.
No que concerne às pernas, de forma piramidal e com torneados, foram elas também objeto de cuidada recuperação ou reconstituição. Duas delas apresentavam quebras longitudinais, e no geral, os torneados encontravam-se fragmentados e/ou incompletos, requerendo a sua replicação.
A intervenção realizada, no curso de muitas horas de persistência e dedicação, proporciona-nos um final feliz: o ensejo de poder re-admirar, em todo o seu esplendor, esta peça magnífica…
![]() |
Mais detalhes: restauro.migueltomaz.pt/p/mobiliario-de-estilo-bou.html |
![]() |
Mais detalhes: restauro.migueltomaz.pt/p/o.html |