Reconstruções e consolidações




Escultura em madeira policromada de Maria Madalena, séc. XVIII. Dimensões: 111x41cm - Alt.64cm
................................................................
Esta imponente embora graciosa escultura tinha dois dedos da mão esquerda partidos, estando um deles em falta. Um foi corrigido e o outro refeito. A peça foi integralmente expurgada e limpa

Mais detalhes: restauro.migueltomaz.pt/p/a.html



São Francisco de Assis, escultura indo-portuguesa, sécs. XVII/XVIII
.........................................................................
De vulto perfeito, em madeira de teca entalhada e policromada. São Francisco enverga um hábito com extensos remendos, numa alusão à condição de pobreza, e apresenta estigmas no peito e nas mãos. É representado com cabelos anelados, rodeando a tonsura redonda, e barba bifurcada com mechas que terminam em caracol, uma figuração típica das oficinas de Goa. Alt. 101cm

A escultura exibia alguns problemas, em particular a falta de diversos dedos em ambas as mãos, os quais foram reconstruídos. Foi igualmente corrigido o cordão da cintura, que se encontrava quebrado. A figura foi integralmente limpa, retocada nas áreas mais relevantes, e por fim foi-lhe renovado o acabamento

Mais detalhes: restauro.migueltomaz.pt/p/a.html



Armário de estilo Boulle, de meados do séc. XIX.
........................................................................
O estado de deterioração deste móvel era complexo, muito em especial no que se refere à porta, que apresentava sérios danos na estrutura, nos painéis que integram a marchetaria e ainda na laca negra. O móvel tinha decerto sido exposto a intensa e prolongada humidade, alternando com períodos de temperaturas extremas.

A estrutura da porta foi refeita, os painéis consolidados, a grande maioria dos elementos em latão reconstruídos, e o mesmo sucedendo com algumas áreas em tartaruga. Toda a profusão de marchetaria que decora a peça foi, com efeito, objeto de intervenção. Os bronzes, extensamente oxidados, foram tratados e redourados. A laca negra, também ela muito afetada, foi integralmente revista, tendo sido de novo folheadas ambas as faces da porta, e as restantes superfícies recuperadas. O tampo, em precioso mármore de Carrara, foi limpo e polido

Mais detalhes: restauro.migueltomaz.pt/p/mobiliario-de-estilo-bou.html



Escultura em madeira policromada de Cristo Crucificado. Reconstrução da mão esquerda e dedos do pé direito. Reparação e consolidação da cruz em madeira de pau-santo. Portuguesa, sécs. XVIII/XIX

Mais detalhes: restauro.migueltomaz.pt/p/a.html



Caixa de relógio em madeira de nogueira. Restauro integral e reconstrução do adorno do cavalo e respectivo assentamento

Mais detalhes: restauro.migueltomaz.pt/p/o.html



Réplica em gesso de escultura de Michel Pascal. Execução dos dedos do pé e restauro dos pontos quebrados

Mais detalhes: restauro.migueltomaz.pt/p/o.html



Escultura em madeira policromada de Menino Jesus e respetiva peanha em madeira dourada, séc. XIX - Alt. 52cm.
.....................................................................
Restauro dos elementos danificados, nomeadamente em uma das mãos que revelava quebra de alguns dedos. Limpeza integral da superfície e renovado o acabamento

Mais detalhes: restauro.migueltomaz.pt/p/a.html



Espelho policromado de estilo Arte Nova, construído em ferro fundido e revestido com gesso. Altura 51cm. 
............................................................................
Este magnífico espelho revelava sérios danos na policromia. Foi esta parcialmente refeita no plano inferior, bem como nos diferentes pontos em falta. Um dos braços da figura esquerda que se encontrava quebrado foi consolidado

Mais detalhes: restauro.migueltomaz.pt/p/o.html



Leque plissado comemorativo do 4.º centenário da chegada de Vasco da Gama à Índia. Portugal, 1898.
............................................................................
Litografia sobre papel, guardas e varetas em madeira lacada a negro com pinturas douradas.
Devido ao mau estado, e dada a impossibilidade de repor a articulação, optou-se pela reunião e consolidação de todas as partes fragmentadas, permitindo a exposição em caixa emoldurada com acabamento de cor "verde esmeralda" envelhecido. Fundo estofado com assento em veludo de cor verde.

Mais detalhes: restauro.migueltomaz.pt/p/leques.html



Escultura de Santo António com o Menino Jesus, em gesso e policromada. Portuguesa. Séc. XX

Mais detalhes: restauro.migueltomaz.pt/p/a.html



Escultura em madeira lacada e dourada, simbolizando Zhenwu, divindade taoista, sentado com o pé direito subjugando a serpente, e o esquerdo a tartaruga. China, Séc. XVII. Alt. 49 cm

Mais detalhes: restauro.migueltomaz.pt/p/o.html