OBJETOS




Relógio de pêndulo "Floresta negra". Provavelmente de origem alemã, séc. XIX.
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Caixa em madeira de carvalho, com porta ricamente entalhada, cujos motivos florais e animais lhe definem o estilo.
Este relógio sofreu um acidente ao cair da fixação. Quebrou-se a caixa que sustém o mecanismo e partiu-se o mostrador em vidro.
No restauro do mostrador, foi feita uma réplica da numeração, aplicada numa nova placa de vidro, e foi esta depois revestida a gesso em conformidade com o original.
A caixa foi consolidada, a porta e o vidro côncavo, exterior, foram limpos e refez-se o acabamento geral.













Ventó em laca cinnabar de cor vermelha e decorada com dragões. Interior com 3 gavetas e verso da porta lacado a negro com motivo vegetalista. Ferragens em cobre. Período Edo/Meiji. Japão, séc. XIX. Dim. 19,5x18x24,5cm


                                                                         





Contador com duas portas e tampa de levantar, em madeira inteiramente revestida a marchetaria de marfim gravado a negro, tartaruga, e madeiras exóticas de diferentes espécies. Contém um compartimento interior com diversas divisórias e seis gavetas simulando nove com frentes em marfim vazado e tingido de verde. Ferragens em bronze dourado. Guzarate - Índia Mogol. Primeira metade do séc. XIX





Procissão com Palanquim. Grupo escultórico em marfim proveniente de Goa ou Lucknow, sécs. XVIII-XIX. Dims. 23 x 9 - 8,5 cm
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A base de sustentação deste invulgar grupo escultórico tinha em um dos cantos uma fissura parcialmente quebrada. Algumas das figuras apresentavam os respetivos pontos de apoio soltos ou mesmo partidos, o conjunto evidenciando ainda múltiplos resquícios de antigas colagens já calcinadas. Tudo foi corrigido e efetuada uma limpeza geral da plataforma e demais componentes





Escultura em madeira lacada e dourada, simbolizando Zhenwu, divindade taoista, sentado com o pé direito subjugando a serpente, e o esquerdo a tartaruga. China, séc. XVII. Alt. 49 cm









Par de Leões Budistas, em ferro com traços de policromia, assentes sobre bases rectangulares em madeira. Possivelmente Dinastia Ming, com bases posteriores. Dimensões 40x31x67cm





Par de grandes apliques em prata nepalesa. Alt. 1,32mt
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Estas peças revelavam oxidação nos metais e contaminação por xilófagos em ambas as estruturas interiores em madeira, tendo sido submetidas a limpeza integral e expurgo 








Espelho policromado de estilo Arte Nova, em ferro fundido e revestido com gesso. Alt. 51cm. 
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 Este magnífico espelho revelava sérios danos na policromia. Foi esta parcialmente refeita no plano inferior, bem como nos diferentes pontos em falta. Um dos braços da figura esquerda que se encontrava quebrado foi consolidado












Cofre em madeira com tampa piramidal, talhado com motivos geométricos. Norte da Índia, Rajastão, séc. XIX








Caixa de jogo de mahjong em madeira lacada a negro com aplicações em latão e jadeíte representando motivos vegetalistas. Peças em osso e bambu. Dim. 20x15x32cm.
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Este jogo de mahjong, que integrava uma caixa ricamente elaborada e adornada de pedras em jadeíte, apresentava, contudo, manchas profundas na superfície. No restauro, optou-se pela execução de uma lacagem a negro, em sintonia com as características e origem. Os metais foram limpos e as pedras polidas








Caixa de jóias, construída em madeira de paulownia. Japão, séc. XX








Réplica em gesso de escultura de Michel Pascal. Execução dos dedos do pé e restauro dos pontos quebrados










Contador flamengo do séc. XVII em pau-santo e outras madeiras, com 10 gavetas com embutidos em tartaruga, emolduradas por filetes em metal dourado e frisos torcidos em madeira de ébano





Gramofone. Primeiro quartel do séc. XX





Contador japonês do período Edo (séc. XVII/XVIII), lacado com incrustações de madrepérola e hiramaki-e de ouro em motivos florais e ferragens em cobre








Porta Livros Islâmico. Médio Oriente, séc. XX
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Devido a um incidente, esta peça apresentava, em uma das extremidades, três remates fragmentados e um em falta, tendo sido este último reproduzido. Diferentes filetes em madeira foram consolidados e refeito um elemento em madrepérola, que se perdera. Por fim, toda a peça foi objeto de limpeza e renovado o acabamento





Caixa Vizagapatão em madeiras de sissó e sândalo, revestida a tartaruga e marfim. Pés zoomórficos em marfim. Índia, finais do séc. XIX





Caixa de relógio em madeira de nogueira. Restauro integral e reconstrução do adorno do cavalo e respectivo assentamento






Consolidação de painel escultórico em barro da Última Ceia, do autor F. Cardoso





Espingarda de caça com dois canos com sistema de percussão, séc. XIX - Comp. 141cm





Grafonola de viagem de marca Columbia, primeiro quartel do séc. XX





Caixa japonesa em madeira lacada de negro, com decoração em ouro de figuras e casario. Séc. XIX





Caixa em madeira de paulownia parcialmente lacada. Tampa composta por marchetaria em madeira e madrepérola, com motivos figurativos e vegetalistas





Tabuleiro em madeira lacada a negro ricamente decorado com pinturas agrárias. Japão, período Edo, sécs. XVII/XIX







Caixa anglo-indiana em madeira de sândalo, esculpida na tampa com a figuração de um palácio rodeado de motivos vegetalistas e orlada com filetes com incrustações de micromosaicos Sadeli. Os mosaicos têm na sua composição marfins na cor natural e tingidos de verde, e peltre e ébano. A frente e as laterais são igualmente esculpidas. Gujarat, Índia, séc. XIX





Balança Salters Family Scale, cerca de 1900