MOBILIÁRIO DE ESTILO BOULLE




Armário de estilo Boulle. França, meados do séc. XIX.
.............................................................
Diversos elementos em latão, designadamente nos painéis de marchetaria da porta, com motivos vegetalistas, bem como os filetes nas ilhargas, encontravam-se em falta e foram reconstruídos. Outros elementos, devido à sua precária condição, foram removidos, tratados ou refeitos, e de novo aplicados. As guarnições em bronze (em particular as das áreas inferiores), que revelavam acentuada oxidação, foram redouradas, juntamente com as restantes, para a devida integração e uniformização. A laca negra foi revista, tal como o acabamento do compartimento interior. A pedra mármore, do tampo, foi limpa e polida manualmente.














Armário de estilo Boulle. Meados do séc. XIX.
.............................................................
O estado de deterioração deste móvel era complexo, muito em especial no que se refere à porta, que apresentava sérios danos na estrutura, nos painéis que integram a marchetaria e ainda na laca negra. O móvel tinha decerto sido exposto a intensa e prolongada humidade, alternando com períodos de temperaturas extremas.
A estrutura da porta foi refeita, os painéis consolidados, a grande maioria dos elementos em latão reconstruídos, e o mesmo sucedendo com algumas áreas em tartaruga.
Toda a profusão de marchetaria que decora a peça foi, com efeito, objeto de intervenção. Os bronzes, extensamente oxidados, foram tratados e redourados. A laca negra, também ela muito afetada, foi integralmente revista, tendo sido de novo folheadas ambas as faces da porta, e as restantes superfícies recuperadas. O tampo, em precioso mármore de Carrara, foi limpo e polido















Mesa de escrever de estilo Boulle, em pau-santo e adornos em ébano, ricamente decorada em marchetaria de latão e tartaruga, e desenhada com duas gavetas simulando quatro. França, séc. XVIII.
...........................................................................
Esta peça encontrava-se num absoluto estado de degradação e de ruína. A madeira, em algumas zonas, estava quase apodrecida. A do tampo superior, apresentava ainda uma grave fissura e marcadas dilatações e desnivelamentos, e a do tampo inferior, também ela, uma significativa fissura com ampla dilatação. Os restantes elementos, nomeadamente as pernas, apresentavam quebras e faltas em algumas zonas. Não obstante, a principal preocupação assentou na vastíssima deterioração da marchetaria em todas as superfícies, principalmente as de ambos os tampos.
Grande parte dos metais que originalmente compunham esta marchetaria (motivos figurativos, vegetalistas e filetes) haviam-se perdido ou tinham danos irreparáveis, e tiveram de ser totalmente refeitos. Por seu turno, a tartaruga - no tampo superior, nas gavetas, nos painéis que orlam a peça e nas pernas - teve de ser reconstituída, total ou parcialmente.
No que concerne às pernas, de forma piramidal e com torneados, foram elas também objeto de cuidada recuperação ou reconstituição. Duas delas apresentavam quebras longitudinais, e no geral, os torneados encontravam-se fragmentados e/ou incompletos, requerendo a sua replicação.
A intervenção realizada, no curso de muitas horas de persistência e dedicação, proporciona-nos um final feliz: o ensejo de poder re-admirar, em todo o seu esplendor, esta peça magnífica…
  







                 






Aparador de estilo Boulle. França, meados do séc. XIX.
...........................................................................
Este majestoso móvel encontrava-se bastante degradado, sobretudo no seu exterior. Apresentava um número significativo de faltas de elementos de latão e de tartaruga, que compõem a marchetaria; a oxidação dos ornamentos de bronze era muito acentuada e, em consequência, a deterioração do douramento.
A laca negra - que orla toda a superfície composta pelos painéis decorativos - sofrera também grande dano. A belíssima pedra, em mármore negro, que sobrepõe a peça, encontrava-se em bom estado de conservação.
O restauro restituiu a originalidade e colocou em evidência toda a imponência e beleza deste móvel










                        
Mesa de jogo de estilo Boulle, construída na segunda metade do séc. XIX.
...........................................................................
Esta mesa apresentava um adiantado estado de deterioração e foi alvo de uma exaustiva intervenção de restauro. Nos painéis, a marchetaria no seu todo sofria de graves falhas e até ausências de diversos elementos em latão, que foram integralmente reconstituídos (devido à elevada oxidação, muitos dos motivos florais foram substituídos). Os ornamentos em bronze, igualmente oxidados, foram de novo dourados a ouro fino. De igual modo, o tampo sofreu intervenções de minúcia, tendo sido os embutidos reconstituídos parcialmente e a laca negra renovada, bem como o tecido substituído. O resultado final revelou todo esplendor e verdadeira magnitude desta peça














Escrivaninha “Bonheur de jour” de estilo Boulle. França, segunda metade do séc. XIX.
...........................................................................
Esta magnífica e não menos rara peça apresentava danos e faltas de maior relevância nos metais da marchetaria, em toda a área da sua composição. Os elementos em latão, na sua maioria, encontravam-se desagregados da madeira; os já inexistentes, foram refeitos. A estrutura do alçado tinha diferentes pontos de fixação descolados e foi consolidada.
Foram igualmente alvo de intervenção as travessas de apoio das gavetas do alçado, bem como as da gaveta central da base. Esta última tinha ainda significativo empeno, tornando difícil o seu correr e fechamento, e foi recuperada.
As guarnições em bronze dourado que orlam a peça estavam completas e em bom estado, tendo sido apenas limpas.
Nesta escrivaninha, o resultado final da intervenção conferiu-lhe de volta a sua merecida dignidade

















Armário de  estilo Boulle. França, finais do séc. XIX.
.............................................................
A atuação nesta peça assentou sobretudo no seu exterior, em particular o empolamento e faltas do folheado em diferentes pontos, bem como em alguns elementos em latão embutidos nos painéis que integram os painéis de marchetaria, obrigando a toda uma revisão, reconstrução e consolidação dos mesmos. Posteriormente, a laca negra foi refeita.
Ainda sobre a marchetaria, e por não corresponder à sua originalidade, foram eliminados todos os motivos pintados sobre os elementos de latão, que simulavam uma decoração incisa (efeito em baixo-relevo preenchido a negro), característica comum em determinados modelos deste período.
Os ornamentos e guarnições em metal que decoram a peça foram dourados.
Por fim, a lindíssima e não menos rara pedra mármore verde, foi polida













Armário de estilo Boulle. França, meados do séc. XIX.
.............................................................
Eram vários os problemas deste móvel, sendo o mais grave o estado da porta, rachada de alto a baixo, devido a importante dilatação da madeira. Consequentemente, boa parte dos elementos que assentavam ao longo da fenda e decoravam os painéis de marchetaria - composta por ornatos em latão e tartaruga - foi-se desagregando da madeira, e muitos perderam-se com o passar dos anos, tendo sido minuciosamente replicados. O mesmo foi feito relativamente a alguns ornatos que se encontravam em falta em outras áreas.
No restante do móvel foi também necessário refazer diversos embutidos em latão, nomeadamente os filetes que profusamente decoram a peça. Entretanto, todos os ornamentos em bronze dourado, sujeitos que foram a prolongada e intensa oxidação, foram redourados com ouro de lei.
O mecanismo da fechadura, que se encontrava danificado, foi substituído e a chave adaptada.
Por último, a laca negra, no seu todo, foi restaurada, e a pedra mármore polida.
De dizer ainda que, antes de tudo isto, a peça, fortemente infestada de xilófagos, necessitou de ser devidamente descontaminada














Secretária de estilo Boulle. Meados do século XIX.
.............................................................
Esta secretária apresentava muitos problemas ao nível da lacagem e dos metais da marchetaria. O filete de latão, que deveria orlar todos os painéis de marchetaria, estava inteiramente ausente e foi reposto. Os ornamentos em bronze, por opção do proprietário, foram dourados a ouro fino. A laca negra do tampo e das pernas sofrera grande desgaste e mesmo perda, e foi igualmente restaurada (o couro do tampo, entretanto, encontrava-se em razoável estado de conservação)






Aparador de estilo Boulle. Meados do século XIX.
.............................................................
Neste aparador haviam diversas faltas quanto aos elementos metálicos que compõem a marchetaria, principalmente nas portas. Foram refeitos e corrigiram-se também alguns danos que a tartaruga apresentava. Nos adornos em bronze, e por opção do proprietário, foi aplicado douramento com folha de ouro. A laca negra devido aos danos que revelava, foi inteiramente restaurada. Por último, executou-se posteriormente um novo tampo em mármore negro, em acordo com a originalidade deste sumptuoso móvel