Leques
Leque brisé de duas folhas em filigrana de prata e esmaltes cloisonné, com monograma
central. China, séc. XIX.
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O restauro deste belíssimo leque assentou primeiramente na limpeza e remoção da oxidação da filigrana, depois na reparação de uma das guardas que se encontrava solta, e por fim na substituição da fita de cetim que suporta a sua articulação
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Por efeito do tempo, uma porção significativa da seda original, pintada à mão, encontrava-se em falta e, do mesmo modo, a restante ameaçava desfazer-se ao simples toque. Em sua substituição, optou-se pela aplicação de uma belíssima renda em seda azul da Prússia com motivos vegetalistas, orlando-a com uma bordadura igualmente azul. A nova renda passou pela técnica antiga do plissado/gomado manual. Uma das varetas, com delicado trabalho a buril, estava incompleta pela metade, e foi refeita. A borla original foi preservada mas tingida em tom terra de siena queimada
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Do tecido original já nada restava, apenas se mantinham, integrais, as varetas em marfim, deliciosamente esculpidas e vazadas. Em consonância, e a fim de realçar a sua beleza, aplicou-se-lhes uma renda em tom champanhe de padrão floral, rematando com um subtil folho do mesmo teor. A nova renda passou pela técnica antiga do plissado/gomado manual. O resultado manteve a graciosidade do leque e respeitou a sua antiguidade
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Leque plissado em papel impresso em litografia com decoração representando cenas galantes. Guardas e varetas em osso. Anos 1845-50..
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Para a recuperação deste leque, foi necessária uma exaustiva intervenção. As folhas duplas apresentavam diversos problemas e algumas das varetas estavam fortemente coladas entre si (possivelmente devido a um antigo derrame de licor, pelo elevado teor alcoólico açucarado). Também a guarda frontal se encontrava quebrada e com algumas perdas. As faltas foram refeitas e no geral a recuperação foi bem-conseguida, exceto no que respeita a algumas pequenas manchas irreversíveis que, não obstante, foram atenuadas
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Leque plissado em marfim e decorado com tecido em seda, anos 1860-70.
...........................................................................A acentuada fragilidade da seda deste leque era notória, já que o mesmo deve datar dos anos 1860-70. A seda, originalmente dupla (montada em duas faces), estava rasgada em múltiplas zonas. Algumas das varetas em marfim (de ambos os lados) igualmente se encontravam quebradas. Foi necessário um trabalho de minúcia (e alguma peculiar paciência) para a total recuperação deste leque
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Leque de penas de cegonha dos finais do séc. XIX.
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Este leque, de penas de cegonha, encontrava-se em razoável estado de conservação, com apenas alguma sujidade, própria da idade, e pequenos danos circunscritos a duas das penas. Foi integralmente limpo, polido e sustentado por dois novos botões no eixo da articulação, que se encontravam em falta
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Leque plissado Mandarim, de duas folhas em papel e seda, com varetas e guardas em madeira de sândalo esculpidas em baixo relevo e vazadas. As pinturas de ambas as faces exibem cenas do quotidiano chinês e as carinhas das personagens são em marfim relevado. China, Cantão, séc. XIX
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Leque plissado de duplas folhas em papel litografado com motivos galantes e decoração gravada e dourada. Varetas e guardas em marfim gravadas e vazadas com dourados. Europa, séc. XIX
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Este leque encontrava-se em razoável estado de conservação, tendo apenas o tecido parcialmente descolado em ambas as guardas e mostrando algum desgaste em diferentes pontos do plissado. Faltava a base de uma das guardas em marfim (na zona que sustenta e permite a articulação), pelo que teve de ser integralmente reparada e reconstruída. As varetas e guardas foram objecto de cuidada limpeza
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Leque plissado de duas folhas, com a face frontal em tafetá enriquecida com motivos florais bordados a ouro. Segunda metade do séc. XIX.
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No geral este leque apresentava alguma depauperação e danos irreversíveis no tecido do verso, obrigando à sua substituição. Foram consolidadas duas varetas que se encontravam quebradas nas zonas de assentamento das duas sedas. As guardas e varetas em charão negro foram limpas e polidas
Leque plissado comemorativo do 4.º centenário da chegada de Vasco da Gama à Índia. Portugal, 1898.
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Litografia sobre papel, guardas e varetas em madeira lacada a negro com pinturas douradas.
Devido ao mau estado, e dada a impossibilidade de repor a articulação, optou-se pela reunião e consolidação de todas as partes fragmentadas, permitindo a exposição em caixa emoldurada com acabamento de cor "verde esmeralda" envelhecido. Fundo estofado com assento em veludo de cor verde
Leque plissado em papel impresso em litografia. Guardas em madeira lacada a negro com pinturas douradas e varetas em madeira natural vazadas. França. séc. XIX.
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Devido ao mau estado, e dada a impossibilidade de repor a articulação, optou-se pela reunião e consolidação de todas as partes fragmentadas, permitindo a exposição em caixa emoldurada com acabamento de cor "verde esmeralda" envelhecido. Fundo estofado com assento em veludo de cor verde
Leque plissado em papel impresso em litografia com decoração representando cenas galantes. Guardas e varetas em osso, esculpidas e vazadas. França. séc. XIX.
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Devido ao mau estado, e dada a impossibilidade de repor a articulação, optou-se pela reunião e consolidação de todas as partes fragmentadas, permitindo a exposição em caixa emoldurada com acabamento de cor azul "meia-noite". Fundo estofado com assento em veludo de cor azul
Leque em renda, guardas e varetas em madrepérola. Renda ricamente decorada com bordados e lantejoulas. Exibido em caixa emoldurada com acabamento de cor azul "meia-noite" e fundo estofado com assento em veludo de cor azul. Europeu, séc. XIX
Leque em renda bordada, guardas e varetas em madrepérola esculpida e pintada. Renda e tecido com decoração representando cenas galantes.
Exibido em caixa emoldurada com acabamento de cor azul "meia-noite" e fundo estofado com assento em veludo de cor azul. Europeu, séc. XX