MOBILIÁRIO

 

Arca de esgrafitados renascentista, em madeira de cedro com decoração incisa com sulcos preenchidos a massa negra, representando águia bicéfala ladeada por leões rampantes. Portuguesa, Açores, sécs. XVI/XVII







Rara escrivaninha "petit bureau de dame" de estilo Luís XV, em madeira de pereira enegrecida. Período de Napoleão III, meados do séc. XIX. 
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É constituída por uma base de apoio com gaveta central (incluindo compartimento interior) e um pequeno alçado em forma de galeria contendo prateleiras e gavetas. A decoração central, embutida na superfície de apoio, é composta de motivos vegetalistas formados por volutas e folhagens em latão, ambas gravadas. 
Toda ela muito danificada, acusava forte deterioração no acabamento e nos metais em latão e bronze, muitos deles em falta e alguns irrecuperáveis, que tiveram de ser reconstruídos. Os bronzes dourados foram limpos e parcialmente redourados e envelhecidos. Foi igualmente corrigida a oscilação que o móvel apresentava, consolidando-se uma perna. O acabamento, muito fragmentado na generalidade, foi refeito. A fechadura original, sem chave e bastante corroída, foi substituída e a chave adaptada











Intervenção baseada na substituição do acabamento antigo por efeito de prata dourada envelhecida em cómoda de estilo Queen Anne









Armário em madeira de tamarindo parcialmente entalhada e lacada a vermelho, com duas portas e no interior com prateleira, duas gavetas e compartimento com tampa. Aplicações figurativas em talha dourada e medalhão e espelhos de puxadores em metal com decoração gravada. China, séc. XX. Dim.: 107x58x170cm











Mesa de apoio em madeira lacada e policromada, cujo modelo das pernas e travessas tem como inspiração a cana de bambu. França, período de Napoleão III










Secretária "à abattant" de estilo Império, em mogno e folheado de raiz de mogno, com ferragens e ornamentos em latão e bronze. Interior com nicho e gavetas, e tampo com o couro original em bom estado de conservação. França, finais do séc. XIX













Mesa de chá de origem chinesa, composta por dois pratos circulares em latão relevado decorados com detalhes de fénix, folhas e um dragão central. Pernas torneadas em madeira exótica. Finais do séc. XIX





Mesa de jogo de estilo D.ª Maria. Marchetaria de espinheiro, pau-rosa e pau-santo. Portuguesa, finais do séc. XIX.
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Revisão e consolidação do tampo devido ao levantamento parcial do folheado.





Armário de estilo Napoleão III, em madeira ebanizada. Ornamentos em bronze dourado e tampo em mármore de Carrara.
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Este armário, pertencente à primeira metade do séc. XIX e enquadrado no período de Napoleão III, revelava danos e desgaste no acabamento exterior em laca negra. Tinha ainda algumas faltas nos metais, que foram reproduzidos e reaplicados. O motivo central em porcelana alusivo à região de Limoges, que denunciava desgaste e ausência de cor, foi objecto de intervenção. A pedra em mármore de Carrara, quebrada numa das extremidades, foi colada e polida. Estas intervenções repuseram em evidência a beleza e originalidade da peça
 


 

 

 

 

 

 

 
 
 

Arca de origem macaense em madeira de cânfora, revestida a couro vermelho pintado e decorada com motivos figurativos e vegetalistas policromados. Metais em latão e pregaria, séc. XIX - Dim: 104x59x49cm










Cómoda de estilo Luís XV, faixeada a pau-santo. Ferragens e guarnições em bronze dourado e tampo em pedra mármore. França, meados do séc. XIX









Louceiro romântico em madeira de vinhático. Séc. XIX.










Cadeira de braços "à médaillon" em nogueira, de estilo D. Maria. Revisão do acabamento e substituição do tecido no assento e espaldar, orlado a cordão de cânhamo. Segunda metade do séc. XX





Cómoda abaulada de estilo Luís XV, folheada a pau-santo. Marchetaria com motivos vegetalistas em madeiras de espinheiro e pau-rosa. Metais em latão e bronze dourado. Início do séc. XX









Guéridon faixeada a pau-rosa,  com marchetaria no tampo expressando padrão geométrico triangular. Toda a peça é ricamente decorada com ornamentos em bronze dourado. França, início do séc. XX








Secretária "à abattant", em madeira de cedro e folha de olho de perdiz. Meados do séc. XIX.
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O mau estado e deterioração eram significativos nesta elegante secretária, acusando diferentes faltas de perfis e na folha em madeira, dos dois varões frontais incluindo os capitéis, e da pedra mármore que deveria encimar a peça. Foram igualmente reparadas algumas gavetas. No tampo, a deficiente articulação obrigou à reparação dos pontos de apoio; foi-lhe também necessária a substituição do veludo original. No geral, devido às numerosas manchas na superfície da madeira, removeu-se inteiramente o acabamento, que de novo foi refeito. Por fim, os metais foram recuperados e limpos











Secretária "à abattant" de estilo Luís XVI, com parqueteria em madeiras de pau-rosa, amaranto, ébano e outras. Frisos em madeira entalhada e dourada. França, sécs. XVIII/XIX.
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Esta magnífica secretária apresentava alguns danos, nomeadamente o muito mau estado de dois dos pés, alvo de caruncho. Foram substituídos e toda a peça sujeita a cuidadoso expurgo.
Na vistosa superfície, estavam em falta vários dos embutidos de madeiras que originalmente compunham o seu desenho, e que foram refeitos. No final, foi a peça integralmente polida










Cadeira de teatro em madeira de nogueira pintada a ouro e envelhecida. Sécs. XIX/ XX


 


Banco de piano romântico em madeira de murta com entalhamentos e assento em palhinha. Portugal, finais do séc. XIX








Cómoda construída em madeiras de amaranto, vinhático e cedro do Brasil, finais do séc. XIX.
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A esta cómoda, numa anterior e distante intervenção, foi aplicado um acabamento que camuflava a beleza das madeiras diversas que a compõem. Também os sinais de infestação por insetos xilófagos eram por demais evidentes, tendo sido sujeita a uma descontaminação profunda. Ao executar-se o novo acabamento deixaram-se visíveis os poros abertos mas tratados dos vestígios xilófagos, visando uma melhor revelação temporal da peça. Por fim, dada a inexistência dos espelhos de fechaduras originais, foram aqueles substituídos por outros em conformidade, cujo acabamento com a aplicação de folha de prata e posteriormente envelhecida contribuiu para uma charmosa harmonia desta bela peça de mobiliário












Cómoda de estilo D.ª Maria ricamente decorada com marchetaria de pau-santo e motivos florais em espinheiro. Segunda metade do séc. XIX









Armário louceiro com alçado, em madeira de vinhático. Segunda metade do séc. XIX





Mesa de jogo de estilo D.ª Maria. Folheado de pau-cetim e marchetaria de espinheiro, pau-rosa e pau-santo. Séc. XIX.
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Revisão e consolidação do tampo devido ao levantamento parcial do folheado







Canapé de estilo Império, de quatro lugares e construído em madeira de murta com tabelas recortadas e vazadas representando cabeças de cisnes. Substituição do assento em palhinha. Segunda metade do séc. XIX.






Restauro de mesa de jogo "meia-lua" de estilo D.ª Maria, em madeira de nogueira. Intervenção de limpeza integral e polimento. Devido ao mau estado do feltro, por opção do proprietário, foi substituído por outro em cor verde. Finais do séc. XIX





Armário louceiro com alçado, construído em madeira de castanho. Motivos embutidos em madeiras exóticas e madrepérola. Primeira metade do séc. XX





Cadeira de secretária em madeira de nogueira com entalhamentos. Pernas torneadas e assento em couro lavrado com pregaria. Meados do séc. XIX





Execução de douramento com envelhecimento em chaise longue





Cadeira de estilo Napoleão III, lacada a negro com incrustações em madrepérola e pinturas douradas. França, séc. XIX.
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Alguns madeiramentos revelavam importante infestação por insetos xilófagos, razão da sua fragilidade e já mesmo da quebra em diversas secções. Foi cuidadosamente expurgada e a sua estrutura devidamente consolidada e estabilizada. Por último, toda a superfície lacada foi renovada








Papeleira de estilo Luís XV, faixeada a pau-santo e embutidos vegetalistas em madeiras de espinheiro e pau-rosa. Metais em latão e bronze dourado. Início do séc. XX




Mesa de encostar em madeira de nogueira parcialmente entalhada. Frente com duas gavetas e saial recortado. Portugal, séc. XVIII







 

Par de cadeiras com assento e espaldar em couro lavrado com pregaria. Pernas e travejamentos torneados. Madeira enegrecida e polida. Prov. França, período de Napoleão III
 








Guéridon de estilo Napoleão III. Estrutura em madeira lacada a negro com pintura floral dourada e tampo basculante com incrustações em nácar. Séc. XIX






Louceiro romântico, em madeira de vinhático. Segunda metade do séc. XIX





Máquina de costura Frister & Rossmann. Alemanha, primeiro terço do séc. XX








Estante livreira em madeiras de carvalho e vinhático. Remoção do acabamento antigo e tratamento do caruncho. Polimento final. Séc. XIX








Cómoda de estilo Luís XV, faixeada a pau-santo e ricamente decorada com embutidos florais em madeira de espinheiro. É composta por dois gavetões, saial recortado e puxadores em bronze decorados com folhagens. O tampo é encimado por uma pedra mármore orlada com friso e bisel ondulado. Sécs. XIX/XX











Armário de charutos, construído em madeira de carvalho. Séc. XX. Dim. 65x56x144cm






Canapé romântico em madeira de mogno. Empalhamento em substituição do assento em madeira. Meados do séc. XIX










Arca em cânfora de origem chinesa lacada a negro, decorada com embutidos em madrepérola, representando folhagens e pássaros








Mesa de abas com pernas de cancela, em madeira de pinho. Portuguesa, sécs. XVII/XVIII