Arte Sacra - Igreja de São Francisco



Datada de 1783, de acordo com inscrição gravada numa cantaria, esta igreja, denominada de São Francisco, localiza-se em Vilarinho das Paranheiras, a escassos quilómetros de Chaves. De estilo Neoclássico, ricamente ornamentada, integra um belo e elaborado altar-mor, e dois outros altares em cada uma das alas laterais. As talhas, policromias, marmoreados, douramentos e acabamentos apresentavam, na generalidade, fortes sinais de deterioração.

Curiosamente, a instituição paroquial em que se insere é ainda mais antiga. Com efeito, documentos existem, constantes do Arquivo Distrital de Vila Real, que atestam o seguinte: “… a escolha do orago fá-la datar dos séculos XV a XVII. Um documento de 1706 [já] designa como ‘muito antiga’ à sua Irmandade do Salvador do Mundo”.

A presente obra de restauro assentou na recuperação integral dos elementos mencionados, bem como na execução de novas pinturas a óleo (fundos dos nichos), marmoreados e também novas mísulas. O extenso e minucioso trabalho de que foi alvo repôs a romântica originalidade, que se reveste de um belo e apelativo aspeto visual.




Plano representativo do estado anterior e posterior do Altar-Mor


Plano final da intervenção realizada nos cinco altares e respetivos retábulos


Altar-Mor




Malgrado a majestade desta estrutura retabular (que compõe o altar-mor), a avançada deterioração era manifesta. Mostrava significativas alterações e deformações no tabuado, nomeadamente nos entablamentos laterais junto ao tecto, bem como na cimalha e cornija que sustentam o guarda-pó. Todos os douramentos careciam de intervenção











Duas das quatro colunas que integram o retábulo-mor apresentavam danos significativos no efeito marmoreado (por ação direta da luz solar). Aplicou-se nova pintura marmoreada em todas elas. Os douramentos foram refeitos








No nicho do altar-mor, foi substituída a pintura de fundo e os motivos que ilustram a concavidade superior, danificados pela contração da madeira e agravados pela continuada emissão de calor proveniente de iluminação artificial ali fixada e direcionada. Foi totalmente refeita a pintura a óleo, em tons mais expressivos, conferindo uma impressão visual mais atraente e adequada ao recato do local. Os douramentos foram refeitos







Devido à ação do caruncho foram substituídos alguns elementos em madeira que integram o resplendor, tendo sido posteriormente folheados a ouro  



Neste sacrário, o interior foi submetido a uma limpeza em profundidade, tal como os metais que decoram a porta












O marmoreado que reveste a base do retábulo e do altar-mor encontrava-se em bom estado de conservação, tendo apenas sido reparadas algumas zonas circunscritas




Altar de Nossa Senhora da Saúde

Este retábulo, de estilo renascença, havia sido anteriormente pintado sobre o douramento original (idêntico ao retábulo simétrico do Senhor dos Aflitos). Dada a irreversibilidade dos danos originados por esta atuação, refez-se totalmente a pintura, embora com ligeiras alterações na policromia (os azuis patinados foram substituídos por uma dominante mais clara). Os douramentos foram inteiramente renovados









Esta pintura a óleo sobre madeira, representativa de Nossa Senhora da Saúde, foi inteiramente restaurada. Foi limpa a superfície, corrigidos alguns pontos na figura e repintada toda a envolvência







O tabuado da base do retábulo foi substituído devido ao elevado estado de apodrecimento



Neste querubim em madeira de carvalho e inserido na mísula central, algumas cores originais foram apuradas e de novo aplicadas




Altar do Sagrado Coração de Jesus

De todos os altares, o do Sagrado Coração de Jesus era o que apresentava menor dano, tendo sido apenas intervencionados alguns elementos do retábulo e renovada a pintura da superfície exterior e do nicho. Na base, o marmoreado foi refeito, respeitando-se o enquadrado com o altar-mor. Os douramentos foram aplicados, de novo, em toda a extensão deste altar





O marmoreado das colunas foi apenas restaurado nos pontos danificados e envernizada a superfície





No nicho, foi igualmente executada uma pintura (à semelhança da realizada no altar-mor), com o propósito de enaltecer a escultura do Sagrado Coração de Jesus, que neste local se encontra representado



Altar de Nossa Senhora de Fátima

Pormenor da intervenção realizada no coroamento do retábulo de Nossa Senhora de Fátima


No nicho, foi igualmente executada uma pintura a óleo (à semelhança dos nichos anteriores), tendo, neste caso em particular, sido criados três novos motivos decorativos (pombas) que encimam e ladeiam a escultura de Nossa Senhora de Fátima









Altar do Senhor dos Aflitos

Este retábulo do Senhor dos Aflitos, igualmente renascentista e mantendo a originalidade, revelava extensa deterioração na estrutura e douramentos. Foi alvo de uma profunda intervenção, dando-se ênfase à consolidação, aos douramentos e demais acabamentos








Esta imagem em madeira, figurativa da mortalha do Santo Sudário e pintada a óleo, foi objecto de cuidada intervenção nos múltiplos pontos danificados


Este painel ricamente elaborado, emoldurando a pintura sobre tábua "A Ressurreição", apresentava acentuada dissipação de cor e alguns danos provocados por xilófagos e pela fixidez da iluminação. A extensa afetação da pintura foi corrigida e reposto um filete de madeira em falta, em conformidade com o contexto original






A base deste retábulo, cuja madeira se encontrava inteiramente apodrecida, foi submetida a profunda intervenção, tendo sido substituída e consolidados o painel frontal e o retábulo que o sustenta




Em toda a extensão da talha dourada haviam danos e faltas pronunciados. Algumas secções foram totalmente reconstruídas e, no seu todo, foi por fim aplicado o douramento com folha de ouro, de acordo com o original



Obra realizada em 2009