Datada de 1783, de acordo com inscrição gravada numa cantaria, esta igreja, denominada de São Francisco, localiza-se em Vilarinho das Paranheiras,
a escassos quilómetros de Chaves. De estilo Neoclássico, ricamente ornamentada,
integra um belo e elaborado altar-mor, e dois outros altares em cada uma das
alas laterais. As talhas, policromias, marmoreados, douramentos e acabamentos apresentavam,
na generalidade, fortes sinais de deterioração.
Curiosamente, a instituição paroquial em que se
insere é ainda mais antiga. Com efeito, documentos existem, constantes do Arquivo
Distrital de Vila Real, que atestam o seguinte: “… a escolha do orago fá-la
datar dos séculos XV a XVII. Um documento de 1706 [já] designa como ‘muito
antiga’ à sua Irmandade do Salvador do Mundo”.
A presente obra
de restauro assentou na recuperação integral dos elementos mencionados, bem como na execução de novas pinturas a óleo (fundos dos nichos), marmoreados e também novas mísulas. O extenso e minucioso trabalho de que foi alvo repôs a romântica originalidade, que se reveste de um belo e apelativo aspeto visual.
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Plano representativo do estado anterior e posterior do Altar-Mor |
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Plano final da intervenção realizada nos cinco altares e respetivos retábulos
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Altar-Mor
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Malgrado a majestade desta estrutura retabular (que compõe o altar-mor), a avançada deterioração era manifesta. Mostrava significativas alterações e deformações no tabuado, nomeadamente nos entablamentos laterais junto ao tecto, bem como na cimalha e cornija que sustentam o guarda-pó. Todos os douramentos careciam de intervenção
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Duas das quatro colunas que integram o retábulo-mor apresentavam danos significativos no efeito marmoreado (por ação direta da luz solar). Aplicou-se nova pintura marmoreada em todas elas. Os douramentos foram refeitos
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No nicho do altar-mor, foi substituída a pintura de fundo e os motivos que ilustram a concavidade superior, danificados pela contração da madeira e agravados pela continuada emissão de calor proveniente de iluminação artificial ali fixada e direcionada. Foi totalmente refeita a pintura a óleo, em tons mais expressivos, conferindo uma impressão visual mais atraente e adequada ao recato do local. Os douramentos foram refeitos |
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Devido à ação do caruncho foram substituídos alguns elementos em madeira que integram o resplendor, tendo sido posteriormente folheados a ouro
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Neste sacrário, o interior foi submetido a uma limpeza em profundidade, tal como os metais que decoram a porta
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O marmoreado que reveste a base do retábulo e do altar-mor encontrava-se em bom estado de conservação, tendo apenas sido reparadas algumas zonas circunscritas |
Altar de Nossa Senhora da Saúde
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Este retábulo, de estilo renascença, havia sido anteriormente pintado sobre o douramento original (idêntico ao retábulo simétrico do Senhor dos Aflitos). Dada a irreversibilidade dos danos originados por esta atuação, refez-se totalmente a pintura, embora com ligeiras alterações na policromia (os azuis patinados foram substituídos por uma dominante mais clara). Os douramentos foram inteiramente renovados |
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Esta pintura a óleo sobre madeira, representativa de Nossa Senhora da Saúde, foi inteiramente restaurada. Foi limpa a superfície, corrigidos alguns pontos na figura e repintada toda a envolvência
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O tabuado da base do retábulo foi substituído devido ao elevado estado de apodrecimento |
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Neste querubim em madeira de carvalho e inserido na mísula central, algumas cores originais foram apuradas e de novo aplicadas |
Altar do Sagrado Coração de Jesus
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De todos os altares, o do Sagrado Coração de Jesus era o que apresentava menor dano, tendo sido apenas intervencionados alguns elementos do retábulo e renovada a pintura da superfície exterior e do nicho. Na base, o marmoreado foi refeito, respeitando-se o enquadrado com o altar-mor. Os douramentos foram aplicados, de novo, em toda a extensão deste altar |
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O marmoreado das colunas foi apenas restaurado nos pontos danificados e envernizada a superfície |
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No nicho, foi igualmente executada uma pintura (à semelhança da realizada no altar-mor), com o propósito de enaltecer a escultura do Sagrado Coração de Jesus, que neste local se encontra representado
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Altar de Nossa Senhora de Fátima
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Pormenor da intervenção realizada no coroamento do retábulo de Nossa Senhora de Fátima
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No nicho, foi igualmente executada uma pintura a óleo (à semelhança dos nichos anteriores), tendo, neste caso em particular, sido criados três novos motivos decorativos (pombas) que encimam e ladeiam a escultura de Nossa Senhora de Fátima |
Altar do Senhor dos Aflitos
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Este retábulo do Senhor dos Aflitos, igualmente renascentista e mantendo a originalidade, revelava extensa deterioração na estrutura e douramentos. Foi alvo de uma profunda intervenção, dando-se ênfase à consolidação, aos douramentos e demais acabamentos |
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Esta imagem em madeira, figurativa da mortalha do Santo Sudário e pintada a óleo, foi objecto de cuidada intervenção nos múltiplos pontos danificados
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Este painel ricamente elaborado, emoldurando a pintura sobre tábua "A Ressurreição", apresentava acentuada dissipação de cor e alguns danos provocados por xilófagos e pela fixidez da iluminação. A extensa afetação da pintura foi corrigida e reposto um filete de madeira em falta, em conformidade com o contexto original |
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A base deste retábulo, cuja madeira se encontrava inteiramente apodrecida, foi submetida a profunda intervenção, tendo sido substituída e consolidados o painel frontal e o retábulo que o sustenta
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Em toda a extensão da talha dourada haviam danos e faltas pronunciados. Algumas secções foram totalmente reconstruídas e, no seu todo, foi por fim aplicado o douramento com folha de ouro, de acordo com o original |
Obra realizada em 2009