Arte Sacra - Intervenções...
Escultura em nogueira, representando Santo Antão o Eremita. Entalhada e esculpida a partir de um único bloco. Alt. 84cm. Flandres, cerca do ano 1500
.....................................................................
Devido ao deficiente estado do acabamento, e aos sinais generalizados de contaminação por xilófagos, a peça foi submetida a limpeza profunda e expurgada. No final, foi-lhe renovado o acabamento
Escultura indo-portuguesa em madeira dourada e policromada representando o arcanjo São Miguel subjugando o demónio. Índia, séc. XVII
São Francisco de Assis, escultura indo-portuguesa, sécs. XVII/XVIII.
..................................................................
De vulto perfeito, em madeira de teca entalhada e policromada, São Francisco enverga um hábito com extensos remendos, numa alusão à condição de pobreza, e apresenta estigmas no peito e nas mãos. É representado com cabelos anelados, rodeando a tonsura redonda, e barba bifurcada com mechas que terminam em caracol, uma figuração típica das oficinas de Goa. Alt. 101 cm.
A escultura exibia alguns problemas, em particular a falta de diversos dedos em ambas as mãos, os quais foram reconstruídos. Foi igualmente corrigido o cordão da cintura, que se encontrava quebrado. A figura foi integralmente limpa, retocada nas áreas mais relevantes, e por fim foi-lhe renovado o acabamento
De vulto perfeito, em madeira de teca entalhada e policromada, São Francisco enverga um hábito com extensos remendos, numa alusão à condição de pobreza, e apresenta estigmas no peito e nas mãos. É representado com cabelos anelados, rodeando a tonsura redonda, e barba bifurcada com mechas que terminam em caracol, uma figuração típica das oficinas de Goa. Alt. 101 cm.
A escultura exibia alguns problemas, em particular a falta de diversos dedos em ambas as mãos, os quais foram reconstruídos. Foi igualmente corrigido o cordão da cintura, que se encontrava quebrado. A figura foi integralmente limpa, retocada nas áreas mais relevantes, e por fim foi-lhe renovado o acabamento
Escultura em madeira policromada de Maria Madalena, séc. XVIII. Dim.: 111x41x64cm
.....................................................................
Esta imponente embora graciosa escultura tinha dois dedos da mão esquerda partidos, estando um deles em falta. Um foi corrigido e o outro refeito. A peça foi integralmente expurgada e limpa
![]() |
Escultura de São José, indo-portuguesa, em madeira de teca entalhada e policromada. Séc. XVII. Alt. 91cm
.....................................................................
Revisão e restauro da policromia nos pontos mais relevantes e reconstrução do nariz que se encontrava em falta
Escultura em madeira policromada de Cristo Crucificado. Reconstrução da mão esquerda e dedos do pé direito. Reparação e consolidação da cruz em madeira de pau-santo. Portuguesa, sécs. XVIII/XIX
Escultura em madeira entalhada e pintada de Menino Jesus, assente sobre peanha em madeira entalhada, marmoreada e dourada. Portuguesa, prov. séc. XVIII.
.....................................................................
Limpeza integral da superfície e consolidação de alguns dedos da mão esquerda que se encontravam quebrados.
A peanha foi também revista; refeito o marmoreado e o douramento
Escultura em madeira policromada e dourada de Santo António com o Menino Jesus. Inserção do resplendor em prata que se encontrava em falta. Séc. XIX
Escultura em gesso e policromada de Nossa Senhora. Séc. XX
![]() |
Escultura de Santo António com o Menino Jesus, em gesso e policromada. Portuguesa, séc. XX